quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Moda

O estilo do século XVIII havia sido estabelecido no final do século passado. Em 1715 iniciou-se uma nova era na moda, as roupas femininas ficaram mais soltas e com linhas fluidas, as saias se ampliavam para o lado, chegando à 4,5 metros, sustentadas por meio de barbatanas de baleias e arcos de salgueiro.

Existia dois tipos de vestidos os "abertos" e os "fechados". O vestido fechado consistia em um corpete e uma anágua, sem abertura na frente da saia, o vestido aberto tinha esta abertura em forma de V invertido, deixando aparecer a peça de baixo ricamente bordada, o bordado da anágua era acompanhado com o do corpete que possuía uma abertura na frente preenchida por um peitilho em forma de escudo e endurecido com papelão ou barbatanas. As mangas terminavam na altura do cotovelos, sendo que deixavam à mostra os babados da chemise.

A roupa masculina consistia de em um casaco, colete e calção. O casaco justo até a cintura, sem gola com uma carreira de botões na frente, os punhos eram imensos e virados para cima no começo do século. Por baixo do casaco vestia-se uma camisa enfeitada com rendas no punho, no peito e na gola. O colete era muito bordado e feito de tecido diferente do casaco, no início do século o colete e o casaco tinham o mesmo comprimento. Os calções até os joelhos foram usados por todo o século, em 1735 estes passaram a ser usados por cima das meias. O chapéu tricórnio foi de uso unânime, intelectuais e camponeses os usavam sem dobrar as abas.

Em 1760 começa à mudar o estilo das roupas, inicialmente esta mudança começou pela menor importância dada à corte francesa e uma valorização das roupas inglesas do "campo", a tendência era a praticidade e a simplicidade. Os casacos passaram a ser lisos, com os punhos mais estreitos, o chapéu tricórnio passou a ser substituído por um modelo de copa alta.

Na década seguinte o vestuário feminino é que começou a mudar, os arcos da saia começaram a formar uma anquinha, o corpete passou a ser estufado produzindo um efeito de "papo de pombo", estes corpetes muito decotados exigiam que o colo fosse coberto por um lenço. Os penteados passaram a ser altíssimos e até armações de arame eram usadas, além disso tudo era coberto por pó branco e pomada para durar meses, este cabelos acabavam virando "ninhos de piolhos". Além deste penteados a cabeça ainda era adornada por pequenos chapéus que com o passar do tempo forma aumentando de tamanho.

A revolução francesa foi um marco importante dentro da história da moda, a maneira e vestir do Antigo Regime foi abandonada. Os casacos bordados, os vestidos brocados, as perucas e os cabelos empoados desapareceram, o estilo da corte francesa foi extinto e no seu lugar entrou o estilo inglês do campo definitivamente. Assim os homens passaram à usar um casaco de caça comprido, botas ao invés de sapatos e coletes justos, os colarinhos eram altos e os lenços do pescoço volumosos.

As roupas femininas mudaram completamente, forma abandonadas as anquinhas e os espartilhos, os tecido deixaram de ser extravagantes. Tudo agora era muito leve em cores pastéis ou branco, a cintura era alta, abaixo dos seios e os sapatos forma substituídos pelas sapatilhas sem salto. Os cabelos foram simplificados e o único adereço mais extravagante era uma pluma de avestruz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário